Incêndios em estações de carregamento, atenção redobrada a veículos elétricos e seus pontos de recarga
- Lourival Santana

- 14 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jul.
A crescente presença de veículos elétricos — carros, motos, patinetes e bicicletas — em condomínios residenciais e comerciais impõe novos desafios à gestão de segurança contra incêndios. Esses equipamentos, quando armazenados ou carregados em garagens, criam riscos de superaquecimento, curto-circuito e propagação rápida do fogo.
Há mais de um ano, um comitê técnico com representantes de diversos setores estuda o tema. A nova regulamentação do Corpo de Bombeiros de São Paulo, em fase final de aprovação, não tratará apenas de automóveis elétricos. Será mais abrangente cobrindo todos os veículos estacionados em edificações, com foco especial nas áreas de carga, ventilação e segurança, e ambientes fechados.
A lógica é simples e preocupante: uma pequena moto elétrica, se em combustão durante a recarga em um subsolo, pode provocar um incêndio de grandes proporções em poucos minutos. A velocidade e o potencial de alastramento das chamas em garagens fechadas colocam em risco vidas e patrimônio — algo que exige atenção imediata dos gestores condominiais, centros logísticos e indústria.
Nos novos empreendimentos, as exigências serão incorporadas já na fase de projeto e aprovação. No entanto, a grande preocupação recai sobre os condomínios ou plantas já existentes com estações de carregamento, que precisarão se adaptar — muitas vezes com infraestrutura antiga e recursos limitados. A conformidade legal será necessária, mas não garante, por si só, a segurança efetiva.
Nesse cenário, a Santafe Serviços oferece uma resposta concreta e eficaz. Apresentamos o CheckFIRE.
Um programa completo de manutenção preventiva, cuja metodologia estuda e avalia cada estrutura detalhadamente, conhecendo e determinando as relações entre riscos e necessidades. Desta forma a Santafe Serviços realiza a gestão contínua dos ativos de segurança contra incêndio, entregando resultados e registros de todas as atividades.
Importante frisar que cada ambiente apresenta características específicas e requer cuidados estruturados, seguindo um plano a ser executado por profissionais capacitados.
Com metodologia estruturada, tecnologia proprietária e equipes especializadas, o CheckFIRE permite antecipar falhas, mapear riscos e propor ações corretivas antes que os problemas se tornem emergências.
Entre as ações recomendadas destacam-se a comunicação e treinamento de todos os colaboradores e frequentadores do espaço no sentido de como prevenir e eventualmente controlar um início de incêndio.
Cabe também considerar a inspeção e eventual adequação dos quadros de energia, a instalação de sensores de fumaça e calor em áreas críticas, sistemas de extração de fumaça, sprinklers, compartimentação do ambiente, uso de extintores de classe específicos para cada caso, mantas para abafamento do princípio de incêndio, entre outras medidas que podem ser desenhadas para cada ambiente e seus respectivos riscos.
Antecipar-se à nova regulamentação e adotar uma postura preventiva, visando a integridade humana, salvando vidas e o patrimônio, é a melhor forma de garantir conformidade, segurança real e racionalização de custos.
A Santafe Serviços está pronta para apoiar gestores, órgãos governamentais, síndicos, administradoras e gestores condominiais com soluções sob medida, alinhadas às novas demandas da mobilidade elétrica e à realidade de cada empreendimento.




Comentários